4.10.13

Quem nunca tentou aprender russo nessa vida?

Que a língua russa muda sua vida, isso é indiscutível, e só pode negar quem nunca aprendeu russo, aliás, quem nunca tentou? O russo é uma língua que consegue juntar, ao mesmo tempo, as motivações mais fortes para aprender e as coisas mais desmotivantes possíveis.

Pra quem sonha em ser astronauta, saber russo é indispensável se quiser se enturmar e evitar confusões!


O russo serve pra todos. Se você é um músico, pode ser atraído pela língua na qual Tchaikóvski, Rachmaninoff, Stravinski, Prokofiév e Shostakovich escreveram suas obras. Se você gosta de literatura, sem dúvida seria interessante ler Dostoiévski, Pushkin, Gogol, Maiakóvski, Górki e tantos outros no original. Se você detesta música e literatura mas é um fanático por esportes, com certeza deve ter se lamentado, pelo menos uma vez, por não conseguir entender o que o técnico do Dínamo, Shakhtar, CSKA, Zenit ou Spartak está falando na coletiva. Não gosta de esportes mas é louco pra saber o que se passa no mundo? O russo é uma das línguas oficiais da diplomacia. Cansou de morar nos trópicos e quer encarar um friozinho? A Rússia te espera! Prefere os States e quer aprender inglês? Procure a comunidade russa de Los Angeles e se arrisque no angliski. É engenheiro nuclear e não arranja emprego? Na Rússia, uma ogiva a mais nunca é demais! Agora, se você não quer saber de mais nada na vida, por que não aprender russo e viajar para a terra onde se fabrica algumas das melhores vodkas do mundo? Não é de beber? Prefere estudar? Pois saiba que há milhares de trabalhos científicos secretos publicados em russo pelos camaradas soviéticos, que jamais serão traduzidos para o inglês. Cansou de estudar e quer curtir a vida? Moscou lhe oferece inúmeras possibilidades de lazer, mas é bom aprender russo, porque você pode não conseguir sair de lá. Tá pobre e quer juntar uns centavos? Relaxa, na Rússia você encontra uma galera que vai te fazer rico em pouquíssimo tempo... desde que esteja disposto a encarar a máfia.Você acha que a Rússia é o pior lugar do mundo mas só conversa em inglês com os russos? Tá na hora de aprender a língua deles e vai ver que o lugar não é tão ruim assim... talvez seja até bom. Tá militando pelos direitos humanos e acha que o Putin é criminoso? Então esqueça Haia e faça um discurso para os russos, quem sabe eles te entendem finalmente? Acha que a Rússia tem mesmo é que ser varrida do mapa? Como dizem por aí, conheça o seu inimigo para derrotá-lo, ou pelo menos a sua língua. Quer ir pra China, nova potência mundial? Que tal cortar caminho pela Rússia e ir pela ferrovia transiberiana? Vai ficar no Brasil mesmo? Então aprenda umas palavras em russo pra se livrar de ciladas. Agora... se você não se convenceu sobre as possibilidades que se abrem ao aprender russo, talvez você se convença dos obstáculos.

Se você aprendeu finlandês ou arranha no basco, esquece! Não tem obstáculos... mas se não é o seu caso, então prepare-se. O russo usa outro alfabeto (sorte de quem jogava criptograma), tem seis casos declinatórios (pra quem sabe sueco, suave... quem não sabe tá tentando decifrar o que significa "declinatório"), três gêneros (mas não se engane, não é igual o inglês, que cachorro é it, homem é he e mulher é she, é tudo junto e misturado!), dois aspectos verbais (pra você que teve que aprender o futuro do pretérito mais que perfeito, tá moleza!), conjugações irregulares (esquece a tabela de inglês, são centenas de verbos) e acentos tudo fora do lugar (ou sejá, vôce nuncá sabê comô pronúnciar).

Mas como você pode perceber, a lista de pontos positivos é muito maior que a de pontos negativos, e isso que motiva a todos nós! É isso aí...

Nenhum comentário:

Postar um comentário